fevereiro 05, 2009

Nuno Fontes_


Diagramas, 2009 (vista geral da montagem)

(...)
A infografia reúne dados quantitativos e apresenta-os visualmente de forma clara e organizada, usando frequentemente como recurso o diagrama. As características que estes diagramas assumem, dependem inteiramente dos dados que o informaram. Este aspecto, torna esta área, do meu ponto de vista, um campo de experimentação para o desenho, extremamente rico, imprevisivel e em última análise útil.

Cada objecto de estudo, pelas suas especificidades, irá informar o desenho de formas completamente distintas e, portanto, dar origem a resultados inéditos. Por estes motivos, decidi explorar esta capacidade do desenho no meu projecto.

O meu trabalho tem como objecto de estudo o filme "the fountain" do cineasta americano Darren Aronofsky.
Desse estudo pretendia-se proceder ao levantamento de uma série de dados relativos ás mais variadas características da obra cinemática. Esses dados seriam posteriormente organizados num plano bidimensional recorrendo ao desenho, que assumiria características que dependeriam quase inteiramente dos próprios conteúdos, ou seja, o que é proposto é a exploração criativa do desenho tendo por base um sistema de dados que irá, necessariamente, influenciar as suas qualidades, em particular a sua forma.

Um dos grandes desafios do projecto consistia em conseguir fazer o levantamento de dados e qualidades do objecto de estudo que, á partida, não são quantificáveis, para depois proceder á sua representação através do desenho, que pretendia, inicialmente, mapear em rigor esses mesmos conteúdos.

2009,NF