março 12, 2009

Miguel Duarte_


d1-marcador sobre papel para plotter 90gr. 91cmx620cm,2005
.............................................................................................................

d2-marcador sobre papel para plotter 90gr. 91cmx620cm,2005
.............................................................................................................

d3-marcador sobre papel para plotter 90gr. 91cmx620cm,2005
..............................................................................................................


A proposta para a realização de um desenho do real com deslocação do ponto de observação, procurando que as imagens não se sobreponham na limitação do espaço do suporte, constitui o pressuposto que origina a equação dos elementos constituintes e implicados no desenho.

O processo de trabalho encontra a relação com o observador como estratégia criativa para a experiência da presença. O desenho enuncia um percurso aberto pelo espaço/paisagem pela presença do olhar do autor, transferindo-se o seu uso como proposta de um movimento peripatético.

O início do registo é acompanhado por uma medição sumária de alguns elementos que se destacam no espaço, permitindo estabelecer a escala de representação. Com o auxílio do extensor do instrumento de registo (marcador), obtém-se uma posição próxima da perpendicularidade ao plano do suporte, permitindo não só a variação do ângulo de incidência como o acesso às áreas do suporte mais distantes.

O registo sucede-se no sentido esquerda-direita, em ritmo acelerado e sensível à interferência do vento, o qual torna o suporte esvoaçante ao ponto de rasgar, ou da acidentalidade do terreno. É dado por concluído quando os limites do papel não permitem a sua continuidade, sendo muito raras as circunstâncias de complemento de informação no desenho.

O suporte é novamente enrolado e inicia-se uma nova caminhada para o próximo registo. Os tempos de caminhada e de preparação do suporte, que se pretende seguro, são normalmente superiores ao tempo de desenho. O registo toma entre 10 a 20 minutos, consoante a dimensão e estabilidade do suporte, a informação do espaço e a disposição para o desenho.

2009,MD

http://mbduarte.no.sapo.pt